Sáb 23/nov: Workshop em Lisboa com o monge Gen Rigden “A Roda da Vida”

Professor: monge Gen Rigden
Dia: Sábado, 23 de novembro
Horário: 10h às 13h
Local: Centro de Meditação Kadampa Deuachen – Filial Lisboa
Largo Hintze Ribeiro, 6D 1250-096 | Lisboa (próximo ao metro do Rato) Ver mapa

Screen Shot 2015-11-27 at 09.43.37
DescriçãoProgramaçãoPreçário

“Se contemplarmos o significado do diagrama da Roda da Vida e meditarmos nele com a sabedoria do Dharma, seremos capazes de obter muitas experiências e realizações das etapas do caminho.”

Geshe Kelsang Gyatso, no livro Caminho Alegre da Boa Fortuna

Para ensinar o ciclo de renascimentos descontrolados conhecido como “samsara”, Buda ensinou o diagrama da Roda da Vida que revela como estamos presos no samsara pela nossa própria ignorância e apego e como podemos libertarmo-nos deste ciclo descontrolado ao desenvolver sabedoria e renúncia.

Esta Libertação é um estado de permanente paz interior, alcançado por meio do completo abandono das delusões (mentes negativas).
Por treinar nos caminhos que conduzem à libertação, a nossa mente vai-se libertar por completo das delusões e, quando isso acontecer, a sua natureza última transformar-se-á em libertação, ou nirvana.
A partir deste momento, estaremos livres do samsara e de todos os seus sofrimentos.

Este workshop é uma explicação sobre a libertação definitiva dos sofrimentos. Participa!

Importante:
Após este workshop, às 15h teremos a Cerimónia de Votos Pratimoksha.
“Pratimoksha” significa “libertação pessoal”. O Voto Pratimoksha é uma prática de disciplina moral motivada por renúncia que recebemos diretamente de um Preceptor qualificado. O coração dessa prática é o treino em renúncia, o desejo de atingir a libertação permanente dos renascimentos contaminados, o samsara.

Para purificar as nossas ações do corpo, fala e mente, prometemos evitar o seguinte ao longo da vida: matar, roubar, má conduta sexual (trair nosso parceiro ou com o parceiro de outra pessoa), mentir e tomar intoxicantes (incluindo fumar).

A cerimónia inclui uma toma de votos, que são compromissos espirituais. Por esta razão, as pessoas que desejem tomar pela primeira vez devem falar com o professor residente previamente ou preencher este formulário de interesse.

Todos são bem-vindos!

  • 10h às 11h15: Aula I
  • 11h45 às 13h: Aula II

Workshop: 10€
Para os alunos que possuem algum dos cartões de contributos mensais, esta atividade é gratuita.