Dom 25/ago: Aula inaugural gratuita do Programa Fundamental

Estudo aprofundado do livro Caminho Alegre da Boa Fortuna de Geshe Kelsang Gyatso – Aula inaugural
Professor: monge Gen Rigden
Dia: Domingo 25 de agosto
Horário: 9h às 13h
Aula inaugural gratuita – Necessária inscrição
Local: Centro de Meditação Kadampa Deauchen (sede) – Rua Moinho do Gato, 5 – 2710-661 – Várzea de Sintra. Ver mapa

Participa nesta aula inaugural aberta do PROGRAMA FUNDAMENTAL aos Domingos, com o monge Gen Rigden.

Neste dia, daremos início ao estudo do livro: “Caminho Alegre da Boa Fortuna – O completo caminho budista à iluminação” do Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

O Programa Fundamental dá-nos a oportunidade de levar a nossa compreensão e prática espiritual a um nível mais profundo – ajudando-nos a integrá-la naturalmente na nossa vida diária e desfrutar dos ensinamentos, das meditações e da companhia dos amigos espirituais neste lugar abençoado.

Screen Shot 2015-11-27 at 09.43.37

Programa Fundamental

O Programa Fundamental do Templo Kadampa de Sintra dá-nos a oportunidade de nos envolver num programa de estudo estruturado e meditação, sobre os ensinamentos essenciais do caminho espiritual budista.
O budismo ensina que para encontrar felicidade duradoura e significado nas nossas vidas precisamos de seguir um caminho espiritual.
Para seguir este caminho espiritual é importante ter uma ligação próxima com um professor qualificado que nos possa dar conselhos pessoais e encorajamento, ouvir ensinamentos puros de Dharma e fazer parte de uma comunidade espiritual forte.
Desta forma, seremos capazes de obter um entendimento mais profundo do significado dos ensinamentos de Buda, manter uma prática diária de meditação focada e poderosa, e conseguir progressos espirituais genuínos.

Um Programa de Estudo único
Por meio de ensinamentos e meditações regulares, estudo sistemático e debates em grupo, o Programa Fundamental (PF) oferece o mesmo treino seguido por praticantes espirituais numa linhagem ininterrupta até aos tempos de Buda Shakyamuni. Desta forma podemos obter uma experiência autêntica do Dharma enquanto mantemos o nosso estilo de vida contemporâneo. Através de estudar neste programa alcançaremos grande confiança na meditação – desde técnicas básicas para superar os nossos problemas diários até às práticas que conduzem a insuperável felicidade e paz interior permanente. Desenvolvem-se amizades sinceras à medida que os estudantes se inspiram uns aos outros, partilhando os seus entendimentos e experiências do caminho espiritual.

O Caminho Alegre da Boa Fortuna
No livro Caminho Alegre da Boa Fortuna, Geshe Kelsang fornece um comentário sistemático, passo a passo, a esses ensinamentos, tornando-os completamente acessíveis ao leitor moderno.

Buda demonstrou como seguir um caminho de transformação interior que leva à completa erradicação de todos os traços de negatividade e confusão da mente e à obtenção de qualidades sublimes, como a compaixão universal e a sabedoria, realizando a verdadeira natureza de todos os fenómenos.

Durante a sua vida, ele deu muitos ensinamentos revelando as práticas que levam a essa realização da iluminação. Mais tarde, o grande indiano Atisha organizou todos esses ensinamentos na ordem em que devem ser praticados. Esse arranjo especial ficou conhecido como “Etapas do Caminho para a Iluminação”, ou Lamrim.

É um compêndio inestimável das práticas budistas essenciais.


Qual é a estrutura e os compromissos?
O segredo do sucesso do PF reside na estrutura clara de estudo e nos compromissos fáceis de assumir pelo estudante. Os estudantes inscrevem-se para estudar um livro ou parte de um livro, concordam em participar nas aulas, aprender os conteúdos e a fazer um exame no final do estudo. As aulas têm lugar uma vez por semana em duas sessões de 1h45 min. Se por uma boa razão não for possível ao estudante participar na aula, ele ou ela acompanhará o estudo através de ouvir uma gravação da aula em questão. Existe ainda o compromisso de se esforçar por participar regularmente em preces cantadas ou pujas no Centro de modo a que o estudo seja abençoado.


O que acontece numa aula?
Antes da aula, os alunos estudam uma porção previamente definida do texto, normalmente um pequeno número de páginas, e memorizam os pontos essenciais. A aula começa com preces cantadas e meditação guiada. O professor lê a parte do livro designada para a aula enquanto dá um comentário sobre o texto. Os estudantes então dividem-se por pares para debater a matéria. O professor e estudantes concluem decidindo o que meditar na próxima aula e como meditar durante a semana seguinte.


O Professor
O Programa Fundamental é ensinado pelo monge Gen Rigden, o nosso professor residente, que estuda o Programa Internacional de Formação de Professores há muitos anos.

Quando são as aulas?
As aulas decorrem todos os domingos de manhã, das 9h às 13h com 30min de intervalo.

Como se faz a inscrição no PF?
Para fazer a inscrição neste programa de estudo, é necessário combinar com o Coordenador do PF presencialmente antes das aulas de domingo ou escrevendo um email através do endereço pf.templo@gmail.com
É possível participar gratuitamente por duas semanas (4 aulas) para experimentar e conhecer melhor este método de estudo.


Quanto vai custar?
Para participar do Programa Fundamental deve subscrever um dos cartões mensais (Solidário, Benfeitor ou Protetor). Estes cartões dão também acesso gratuito às atividades do Programa Geral e descontos em Retiros e Eventos especiais. Saiba mais em www.kadampa.pt
Não é possível o pagamento de aulas avulso.

Estudo à distância
Se não puder estudar o PF presencialmente, existe a possibilidade de fazer o PF à distância. Por favor, peça mais informações através deste email: pf.distancia@gmail.com

Todos são bem-vindos!