Lisboa

Centro de Meditação Kadampa – Filial Lisboa

Seja bem-vindo!

O Centro de Meditação Kadampa – Filial Lisboa oferece cursos, aulas de meditações guiadas e retiros urbanos. Seguindo os conselhos especiais de Buda, nós podemos relaxar a nossa mente, dissolver a nossa dor e medo e tornar-nos uma influência positiva para todos que nos rodeiam. 

Os métodos e as práticas ensinadas são apropriadas para todas as pessoas seja qual for o seu nível de interesse ou compreensão. 

Aproveite o nosso programa de atividades e aprenda a solucionar os seus problemas com meditação.

Informamos que para participar nas atividades não é preciso utilizar roupa especial nem ter experiência em meditação.

Contacto                                                                                Horário
Centro de Meditação Kadampa – Filal Lisboa                    Segunda a Quinta
Morada: Largo Hintze Ribeiro, 6D                                       15h às 21h
1250-096 | Lisboa
(Próximo ao Metro do Rato)                                                  Sábados
email: info@meditaremliboa.pt                                            Consultar o programa de atividades

Tel: +351 219 231 064
Tlm: +351 969 203 077

Aulas Semanais

ATIVIDADES SEMANAIS EM LISBOA

Participe nas atividades especiais que preparamos para si!



Segunda a quinta – 13h às 13h45 | Meditação à Hora do Almoço

Venha desfrutar desta meditação guiada e melhore a sua capacidade de manter a mente calma e positiva. Acabe com o stress, desfrute do sabor da paz interior e supera-te melhorando a tua concentração no dia a dia. Saiba mais sobre esta atividade.

 


Segundas – 19h30 às 21h | Aula de Meditação Kadampa

Aula com o professor Kadampa Glauber Gusmão. Os desafios da vida moderna são imensos e procuramos desenvolvimento pessoal para e gerir situações difíceis e solucionar nossos problemas para sermos felizes e fazer os outros felizes. Observamos que mesmo quando conseguimos solucionar nossos problemas, logo aparece outros. Saiba mais sobre esta atividade.

 


 

Terças – 19h às 19h45 | Mindfulness

Aula com o professor Kadampa Glauber Gusmão. Buda explicou que a nossa felicidade depende de aprendermos a manter a mente calma e positiva. Ao contrário do que podemos pensar, mindfulness não significa simplesmente estar consciente do que fazemos no momento. Saiba mais sobre esta atividade.

 

 


 

Quartas – 19h30 às 21h | Aprende a Meditar

Aula com a professor Kadampa Philippe Chatillon. Nestas aulas vamos descobrir o potencial que a nossa mente tem de paz interior e boas qualidades. Apenas precisamos de aprender como desenvolver uma sabedoria especial que transforma qualquer momento de crise em oportunidade. Saiba mais sobre esta atividade.

 


Quintas – 19h30 às 21h | Transforme a Sua Vida

Com o professor e monge budista Gen Rigden. Os desafios da vida moderna são imensos e em muitas ocasiões não conseguimos gerir todas as solicitações, surgindo desânimo, mal-entendidos e frustração. Parece que todos os esforços que fazemos para ter uma vida mais feliz têm o efeito oposto, e experienciamos mais sofrimento, desarmonia nas relações e é-nos difícil encontrar respostas para as nossas perguntas e para o verdadeiro sentido da nossa vida humana. Saiba mais sobre esta atividade.

 



Domingos – 09h às 13h | NO TEMPLO DE SINTRA Curso:Oito Passos para a Felicidade 

Com o professor e monge budista Gen Kelsang Rigden. Cada uma das aulas incluem meditação guiada, ensinamentos e debate. Poderá assistir a todas as aulas que constituem o curso, ou seja, ao curso completo, ou apenas às aulas em que puder vir (aulas avulsas). Participar destas aulas é uma forma muito especial de dar mais significado às suas manhãs de domingo. É assim que podemos efetivamente melhorar a qualidade da nossa semana e da nossa vida. Saiba mais sobre esta atividade.

 

Workshops & Eventos

17/6/17 – Workshop: Viver Sem Raiva

Ninguém consegue ser feliz ao sentir raiva. A raiva e a irritação são sentimentos negativos que nos afetam quase todos os dias. Neste workshop, entenderemos o processo pelo qual a raiva se desenvolve.

Com essa base, poderemos aplicar métodos práticos para reduzir o stress, as irritações e a raiva que surgem na nossa vida quotidiana. Todos são bem-vindos!

 


 

 

 

 

 

 

 


Retiros

Sábado, 24 de Junho – 10h às 13h | Retiro Urbano
Vem meditar para ter uma mente em paz. Desfruta destas meditações guiadas e melhora a tua capacidade de manter a mente calma e positiva.

 

 

 

 

Preces

Fazemos orações em grupo, chamadas “Pujas” ou “Preces cantadas”, para receber as bençãos de todos os Seres Sagrados.

Ao cantar as preces com concentração desenvolvemos uma experiência especial de paz interior, isto nos ajuda no caminho espiritual.
Todas as preces foram compiladas de fontes tradicionais pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

Veja abaixo o programa de preces e participe connosco! As preces cantadas são atividades gratuitas.

Preces semanais
18h às 19h – Segundas: Preces e Meditação Guiada
18h às 18h30 – Terças: Preces de Purificação de Carma Negativo
18h às 18h45 – Quartas: Preces a Tara Verde – Libertação da Dor
18h às 18h45 – Quintas: Preces ao Buda da Medicina

Todos são bem-vindos!


PRECES SEMANAIS

Dorje-shugdenPreces para proteção Espiritual – Preces cantadas 
Segundas das 18h às 19h

 Preces cantadas e meditação guiada (cada dia uma meditação diferente).

A nossa vida espiritual é importante mas a nossa fé é bastante frágil. Precisamos de ter proteção espiritual para desenvolver o nosso potencial e alcançar realizações que nos levam à iluminação. Por essa razão o Buda da Sabedoria, Manjushri, manifesta-se como o Protetor do Dharma, Dorje Shugden, que tem a função de ajudar-nos a evitar os obstáculos exteriores e interiores que impedem-nos de obter realizações espirituais. Dorje Shugden também nos ajuda a reunir todas as condições necessárias para o nosso crescimento espiritual. Como todos os Budas, Dorje Shugden concede-nos as suas bênçãos, aumenta a nossa sabedoria e satisfaz os nossos desejos virtuosos.

 

 


Preces de Purificação 
Terças das 18h às 18h35
Buda Vajrasattva é o Buda da purificação de carma negativo.

Sob a influência de mentes deludidas acumulamos, em nossas vidas anteriores, grande quantidade de carma negativo. Como resultado experienciamos agora dificuldades, além disso se não purificarmos toda essa negatividade enquanto temos esta oportunidade, teremos de experienciar grande sofrimento no futuro.
Já que purificação é a raiz de felicidade futura e de realizações espirituais, devemos nos empenhar para limpar nossa mente das delusões (ou aflições mentais) e do carma negativo pela prática da meditação e recitação de Vajrasattva. Este é um método muito poderoso de purificação.

 


tara-verdePreces a Tara Verde – Libertação da Dor
Quartas das 18h às 18h45

Libertação da dor, que inclui uma prece especial Louvores às vinte e uma Taras composto por Buda, é realizado regularmente nos Centros Budistas Kadampa ao redor do mundo.

Tara é um Buda feminino, uma manifestação da sabedoria última de todos os Budas. Cada uma das vinte e uma Taras é uma manifestação da Tara principal, Tara Verde. Tara é também conhecida como a ‘Mãe dos Conquistadores’.

Tara é a nossa Mãe Sagrada. Quando somos pequenos, nos voltamos para a nossa mãe deste mundo em busca de ajuda. Ela protege-nos contra perigos imediatos, atende nossas necessidades temporais e nos guia e encoraja no nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Do mesmo modo, durante nosso crescimento espiritual, precisamos nos voltar para nossa Mãe Sagrada, Tara, em busca de refúgio. Ela protege-nos dos perigos internos e externos, fornece as condições necessárias para nosso treino espiritual e nos guia e inspira com suas bênçãos conforme avançamos ao longo do caminho espiritual.


Preces ao Buda da Medicina
Quintas das 18h às 18h45

O Buda da Medicina é um Buda médico, cuja função é livrar os seres vivos das doenças exteriores e interiores concedendo-lhes bênçãos. Confiando sinceramente no Buda da Medicina, os seres vivos destes tempos impuros podem ser curados de graves doenças físicas e mentais e encontrar alívio para a dor interior causada pelos três venenos – apego, raiva e ignorância. Também podem ser protegidos de muitos outros perigos e obstáculos.
A Sadhana do Buda da Medicina é um método para obtermos as realizações deste ser iluminado. Se praticarmos com sinceridade, receberemos um poder especial de corpo, fala e mente, que poderemos usar para ajudar os outros por meio de ações de cura, conforme a Prece do Buda da Medicina.

 

 


 

Visitas

Estamos abertos para receber visitas (consulte horário de funcionamento).

Visite também a sede Templo de Sintra com a sua família e amigos

Encontre um pouco de paz, descanso e refúgio do stress quotidiano.
Venha participar numa aula, evento ou voluntariado no Templo de Sintra e desfrute de um local tranquilo, agradável e acolhedor, com pessoas que partilham uma visão positiva da vida.

 

Voluntariado


Como posso ser voluntário?

Basta procurar um dos nossos voluntários no centro e pedir por mais informações.
Ou apenas enviar um email de interesse para: info@meditaremlisboa.pt

 

 

Oportunidades de voluntariado

O Centro beneficia os outros graças à bondade e ao apoio dos voluntários. Sinta-se muito bem-vindo a passar algum do seu tempo como voluntário. Mesmo que seja apenas por pouco tempo, a sua ajuda pode fazer uma grande diferença e ser uma experiência muito gratificante. É também uma oportunidade de conhecer outras pessoas com interesses em comum.

 

Faça trabalho voluntário no Templo de Sintra
Para mais informações e pedidos de voluntariado no templo, clique aqui

Agradecemos pela sua intenção de ajudar!