Templo de Sintra

Seja bem-vindo!

Encontre um pouco de paz, descanso e refúgio do stress quotidiano.
Venha participar numa aula, evento ou voluntariado no Templo de Sintra e desfrute de um local tranquilo, agradável e acolhedor, com pessoas que partilham uma visão positiva da vida.

Todos são bem-vindos!

Morada: Rua Moinho do Gato, 5 │ 2710-661 Várzea de Sintra
Tel: +351 219 231 064 │ Tlm: +351 960 007 110
Email: info@kadampa.pt
Website oficial: www.kadampa.pt
Facebook: www.fb.com/cmkdeuachen
Youtube: www.youtube.com/kadampaportugal

Atividades SemanaisWorkshops e EventosRetirosPrecesCalendário MensalVisitas

ATIVIDADES SEMANAIS NO TEMPLO DE SINTRA.

Participe das atividades especiais que preparamos para si!

TODOS SÃO BEM-VINDOS!!!


Terças – 20h às 21h | Medita em 60′: Ideal para Treinar a Meditação

Aula com o Kadam António Santos. Nesta atividade o aluno, além de fazer uma meditação guiada, recebe ensinamentos de apoio para ter uma prática saudável de meditação e ver a vida de maneira positiva. Se integrarmos esta atividade na nossa rotina, gradualmente aumentaremos a força dos nossos estados mentais positivos.


Quartas e Sextas – 13h às 13h30 | Medita em 30′: Perfeito para uma Pausa

Aula com professores kadampas. Nesta atividade o aluno faz uma meditação guiada simples, que proporciona relaxamento e bem-estar. Se integrarmos esta atividade na nossa rotina, a nossa mente tornar-se-á mais serena e desfrutaremos de uma forma cada vez mais pura de felicidade.


Quartas – 19h30 às 21h | Medita em 90′: Sabedoria para a Vida Diária

Aula com o professor residente, monge Gen Rigden. Nesta atividade o aluno, além de fazer uma meditação guiada, recebe instruções baseadas na sabedoria budista para melhorar a sua natureza e qualidade humanas, através do desenvolvimento da capacidade da sua mente. Se integrarmos esta atividade na nossa rotina, desenvolveremos grande habilidade em transformar o que nos acontece numa oportunidade de crescimento interno.


Domingos – 9h às 13h | Programa Fundamental

Aula com o professor residente, monge Gen Rigden. O Programa Fundamental (PF) oferece uma oportunidade de aprofundar a nossa compreensão e experiência do budismo através do estudo sistemático de seis livros escritos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso.


Domingos – 16h às 17h| Palestra Gratuita & Visita Guiada.

Nos domingos à tarde, todos estão convidados a participar de uma atividade especial no Templo de Sintra. A Palestra Gratuita é dada pelo monge Gen Rigden, principal professor do Templo e de suas filiais e outros professores kadampas experientes. Após o ensinamento faremos uma meditação guiada. Todos são bem-vindos!

Atividades no fim de semana no Templo de Sintra.

Nesta atividade, o aluno tem a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento e experiência prática nos ensinamentos de Buda para os tempos modernos. Aprenderemos, por exemplo, a meditar, como libertar-nos da ansiedade, como desenvolver amor puro, etc.


25/abr: Workshop Aprofunda a tua Liberdade
Em geral na sociedade moderna desfrutamos de liberdade, mas muitas vezes ficamos mentalmente escravos do nosso próprio desejo pelo sucesso. Neste workshop aprenderemos como aplicar a meditação e a sabedoria dos ensinamentos de Buda para aprofundar a nossa liberdade e alcançar a paz e felicidade que todos desejamos. Todos são bem-vindos!


27/abr Workshop: A Lei do Carma
A lei do carma define a maneira que as nossas próprias ações e pensamentos criam a nossa boa ou má fortuna, a nossa experiência de felicidade ou infelicidade. Quando compreendemos esta lei começamos a ter grande poder para transformar a nossa vida, libertar-nos dos problemas e sofrimentos e trazer um imenso benefício para os outros. Todos são-bem-vindos!


27/abr Workshop: Duas técnicas para superar o desânimo
Às vezes podemos ficar desencorajados quando não temos o sucesso que esperávamos. Através da meditação e os ensinamentos de Buda, podemos aceitar a nós próprios tal como somos e progredir até chegarmos a ser a pessoa que queremos ser. Neste workshop, conheceremos duas maneiras especiais para superar o nosso desânimo. Todos são bem-vindos!


1/maio Curso de Meditação e Mindfulness Buda explicou que a nossa felicidade depende de aprendermos a manter a mente calma e positiva. Ao contrário do que podemos pensar, mindfulness não significa simplesmente estar consciente do que fazemos no momento. Não perca esta oportunidade de desenvolver o verdadeiro potencial da sua mente e aprofundar a sua experiência de felicidade na vida diária! Participa! Todos são bem-vindos!


11/maio Workshop: Dissolver os Pensamentos Tóxicos
Mais informações em breve

Retiros de Meditação

Não há nada melhor do que fazermos uma pausa das nossas actividades quotidianas e encontrarmos o equilíbrio que precisamos ao participar num retiro de meditação. O Templo de Sintra oferece uma considerável variedade de retiros apropriados para pessoas com diferentes níveis de experiência, desde iniciados até praticantes mais experientes.

Participe nos próximos retiros:


19 a 21/abril: Retiro de Concentração

Neste retiro com o monge budista Gen Rigden, veremos o que é a concentração e a prática do tranquilo permanecer.
Com ela, a nossa meditação torna-se muito mais poderosa. Este retiro é indicado tanto para iniciantes como para meditadores experientes. Participa!
Todos são bem-vindos!


4/maio: Retiro de Silêncio Desfrute no precioso Tempo Kadampa de Sintra de um espaço de silêncio com meditações guiadas e ensinamentos que lhe permitirão desconectar-se do ruído e da tensão da vida diária. Quando a nossa mente se torna quieta e tranquila, naturalmente experienciamos felicidade e contentamento. Este retiro será em quatro sessões, com orientações claras e práticas abertas a todos.


Preces

Realizadas de forma regular no Templo de Sintra e filiais, as preces são meditações cantadas que têm o objetivo de nos ajudar a acumular mérito, purificar negatividades e receber bênçãos.

Veja abaixo o programa de preces e participe connosco! As preces cantadas são atividades gratuitas.

(*) Programa sujeito a alteração

Preces semanais (*)
07h30-08h45 – Quartas, Quintas e Sábados: Preces para Proteção Espiritual com meditação guiada
07h30-08h45 – Terças: Preces para Proteção Espiritual com meditação guiada – em inglês
07h30-08h45 – Sextas: Caminho Rápido ao Grande Êxtase (requer iniciação)
19h30-20h45 – Sextas: Preces para Proteção Espiritual com Oferendas
19h30-20h15 – 1a Quinta do Mês: Preces aos Falecidos – Cerimónia de Powa
19h30-20h30 – 2a Quinta do Mês: Preces para Proteção Espiritual com meditação guiada
19h30-20h30 – 3a Quinta do Mês: Preces para Purificação
19h30-20h30 – 4a Quinta do Mês: Preces ao Buda da Medicina
18h00-19h15 – Domingos: Preces para Proteção Espiritual

Preces Mensais (*)
Dia 8: Preces a Tara Verde
Dia 15: Preceitos Mahayana – Vida Pura
Dias 10 e 25: Oferenda ao Guia Espiritual
Dia 29: Preces para Proteção Espiritual

Todos são bem-vindos!


Dorje-shugden

Joia que Satisfaz os Desejos – Preces com meditação guiada

Preces cantadas e meditação guiada (cada dia uma meditação diferente).

A nossa vida espiritual é importante mas a nossa fé é bastante frágil. Precisamos de ter proteção espiritual para desenvolver o nosso potencial e alcançar realizações que nos levam à iluminação. Por esta razão o Buda da Sabedoria, Manjushri, manifesta-se como o Protetor do Dharma, Dorje Shugden, que tem a função de ajudar-nos a evitar os obstáculos exteriores e interiores que impedem-nos de obter realizações espirituais. Dorje Shugden também nos ajuda a reunir todas as condições necessárias para o nosso crescimento espiritual. Como todos os Budas, Dorje Shugden concede-nos as suas bênçãos, aumenta a nossa sabedoria e satisfaz os nossos desejos virtuosos.


Sutra Mahayana-eventosFB

Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores

Prática de purificação do Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores

Em nossas vidas anteriores, influenciados por mentes deludidas, criamos uma grande quantidade de carma negativo, transgredimos nossos compromissos e incorremos em quedas raízes e secundárias. Como resultado disso, hoje temos dificuldade em desenvolver fé e convicção no Dharma e em fazer progressos nas etapas do caminho à iluminação. Além do mais, teremos de experienciar grande sofrimento no futuro, se não ao purificarmos todas essas negatividades, agora, enquanto temos a oportunidade.

Qualquer ser senciente, até um verme ou um inseto, pode cometer ações negativas, mas a sorte de poder purificá-las só os humanos possuem. Desde tempos sem início estamos acumulando ações não-virtuosas e experienciando seus resultados de sofrimento, mas agora temos a oportunidade de purificá-las completamente. Devemos aproveitar essa oportunidade preciosa para purificarmos nosso carma negativo.

Visto que purificar é a raiz da felicidade futura, devemos nos empenhar, limpando nossas mentes das delusões e do carma negativo. Um dos melhores métodos de purificar negatividades e quedas é o Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores, também conhecido como A confissão bodhisattva das quedas morais.


tara-verde

Preces à Tara Verde – Libertação da DorLibertação da dor, que inclui uma prece especial Louvores às vinte e uma Taras composto por Buda, é realizado regularmente nos Centros Budistas Kadampa ao redor do mundo.

Tara é um Buda feminino, uma manifestação da sabedoria última de todos os Budas. Cada uma das vinte e uma Taras é uma manifestação da Tara principal, Tara Verde.

Tara é também conhecida como a ‘Mãe dos Conquistadores’.

Tara é a nossa Mãe Sagrada. Quando somos pequenos, nos voltamos para a nossa mãe deste mundo em busca de ajuda. Ela protege-nos contra perigos imediatos, atende nossas necessidades temporais e nos guia e encoraja no nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Do mesmo modo, durante nosso crescimento espiritual, precisamos nos voltar para nossa Mãe Sagrada, Tara, em busca de refúgio. Ela protege-nos dos perigos internos e externos, fornece as condições necessárias para nosso treino espiritual e nos guia e inspira com suas bênçãos conforme avançamos ao longo do caminho espiritual.


Powa-eventos1FB

Preces para os Falecidos

Preces para os falecidos, ou Cerimónia de Powa em tibetano, é uma cerimónia dedicada às pessoas que morreram nos últimos 49 dias. Neste mundo milhares de pessoas e de animais morrem todos os dias das mais diferentes causas. Podemos ajudá-los imensamente fazendo preces para que tenham um renascimento afortunado. Geramos compaixão e rezamos por todos aqueles que morreram, independente de conhecê-los pessoalmente.

**Para dedicar estas preces a amigos e entes queridos que faleceram, escreva para o info@kadampa.pt com indicações: nome do falecido, idade, causa da morte e localidade.


Preces para Purificação

Buda Vajrasattva é o Buda da purificação de carma negativo. Sob a influência de mentes deludidas acumulamos, em nossas vidas anteriores, grande quantidade de carma negativo. Como resultado experienciamos agora dificuldades, além disso se não purificarmos toda essa negatividade enquanto temos esta oportunidade, teremos de experienciar grande sofrimento no futuro. Já que purificação é a raiz de felicidade futura e de realizações espirituais, devemos nos empenhar para limpar nossa mente das delusões (ou aflições mentais) e do carma negativo pela prática da meditação e recitação de Vajrasattva. Este é um método muito poderoso de purificação.


Preces ao Buda da Medicina

O Buda da Medicina é um Buda médico, cuja função é livrar os seres vivos das doenças exteriores e interiores concedendo-lhes bênçãos. Confiando sinceramente no Buda da Medicina, os seres vivos destes tempos impuros podem ser curados de graves doenças físicas e mentais e encontrar alívio para a dor interior causada pelos três venenos – apego, raiva e ignorância. Também podem ser protegidos de muitos outros perigos e obstáculos.
A Sadhana do Buda da Medicina é um método para obtermos as realizações deste ser iluminado. Se praticarmos com sinceridade, receberemos um poder especial de corpo, fala e mente, que poderemos usar para ajudar os outros por meio de ações de cura, conforme a Prece do Buda da Medicina.


PRECES MENSAIS

Oferenda ao Guia Espiritual Dias 10 e 25

A prática confiar em um Guia Espiritual, ou ‘Guru Ioga’, é a raiz do caminho espiritual e o fundamento de todas as aquisições espirituais.

No budismo Kadampa, o Guru Ioga é praticado em associação com Je Tsongkhapa, uma emanação do Buda da Sabedoria Manjushri.

O principal Guru Ioga de Je Tsongkapa é Oferenda ao Guia Espiritual, uma prática extensa que normalmente é realizada nos centros budistas Kadampa duas vezes por mês, no décimo e vigésimo quinto dias.

Ela foi compilada pelo primeiro Panchen Lama, Losang Chokyi Guialtsen, como uma prática preliminar para o Vajrayana Mahamudra.

Embora a prática principal seja confiar no Guia Espiritual, ela também inclui todas as práticas essenciais das etapas do caminho (Lamrim) e do treino da mente (Lojong), bem como ambos os estágios de geração e de conclusão do tantra ioga supremo.

O Guru Ioga é um método para receber as bênçãos do nosso Guia Espiritual. Aqui, o termo ‘Guru’ não pressupõe que nosso Guia Espiritual deva ser um indiano. Nosso Guia Espiritual é qualquer Professor espiritual que nos conduza sinceramente aos caminhos espirituais dando-nos instruções corretas.

Assim, nosso Guia Espiritual pode ser oriental ou ocidental, leigo ou ordenado, homem ou mulher. Nos dias de hoje, por exemplo, é muito possível encontrar um Guia Espiritual que seja uma mulher leiga ocidental. O termo ‘ioga’ neste contexto indica uma maneira especial de ver nosso Guia Espiritual.

Para saber mais sobre essa prática, consulte o livro Grande Tesouro de Mérito.


DS

Preces para Proteção Espiritual

Esta prática extensa de preces para proteção espiritual é realizada uma vez por mês. A prática chama-se “Melodioso Tambor Vitorioso em Todas as Direções” e dura quatro horas. É um método profundo e poderoso para remover obstáculos e problemas, e para criar condições favoráveis no nosso caminho de desenvolvimento espiritual. Se confiarmos no Protetor do Dharma Dorje Shugden com sinceridade, facilmente obteremos a experiência do puro Dharma, transmitido pelo Buda da Sabedoria Manjushri diretamente a Je Tsongkhapa. As preces são atividades gratuitas, mas é auspicioso trazer uma oferenda para o altar: flores, frutas, águas, chocolates, etc. (sem álcool, carne ou peixe). As oferendas são partilhadas ao final da prática. Todos estão convidados a participar!

Todos são bem-vindos!

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Abril 2019

[