Fundador e Diretores

O Venerável Geshe Kelsang Gyatso é o fundador e Guia Espiritual da nossa tradição. Gen-la Kelsang Dekyong é a nossa Diretora Espiritual Geral e  e Gen-la Kelsang Jampa é o nosso Vice-Diretor Espiritual. Gen Kelsang Rigden que reside no Templo. Seguem descrições dos mesmos.

 

GESHE KELSANG GYATSO

O Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rimpochê é um mestre de meditação e budismo completamente realizado e o fundador da Nova Tradição Kadampa – União Internacional de Budismo Kadampa (sigla em inglês, NKT-IKBU).

Geshe-la, como os seus alunos o chamam com afeição, é responsável pela difusão a nível mundial do Budismo Kadampa na atualidade. A sua apresentação especial de budismo moderno é praticada por milhares de pessoas em todo o mundo.

Aos sete anos de idade Geshe-la começou a estudar extensamente nas grandes universidades monásticas do Tibete e recebeu o título de Geshe, que significa “amigo espiritual”. Em 1959, sob a orientação do seu Guia Espiritual, Sua Santidade Trijang Rimpochê, entrou e permaneceu em retiro de meditação no sopé das montanhas dos Himalaias por dezoito anos.

Gueshe-la-112-233x300Quando em 1977, o Venerável Geshe-la aceitou um convite para ensinar Darma naInglaterra, abriu-se uma nova era para o Budismo Kadampa neste mundo.Um autor de renome internacional, Geshe-la publicou uma série de 22 livros excecionais sobre budismo e meditação, desde introduções básicas e manuais de meditação até tratados filosóficos avançados que revelam a natureza última da realidade.

Ele também desenhou três programas de estudo especiais (Programa Geral, Programa Fundamental e Programa de Formação de Professores) e estabeleceu Centros e grupos de Budismo Kadampa por todo o mundo. Além de ter formado centenas de professores de Dharma qualificados, Geshe-la estabeleceu uma comunidade internacional de monges e monjas que continua a crescer ano após ano. Também estabeleceu o Projeto Internacional de Templos (sigla em inglês, ITP) para construir Templos Budistas nas grandes cidades do mundo. Foi com fundos do ITP que se construiu o Templo de Sintra entre 2012 e 2013.

Já com mais de 80 anos, Geshe-la continua a trabalhar incansavelmente para difundir os preciosos ensinamentos de Buda no mundo moderno. Ele já concedeu inumeráveis ensinamentos profundos e iniciações tântricas em Festivais Kadampa Internacionais, como o que ocorreu em Cascais em outubro de 2013, em que participaram sete mil pessoas de 60 países.

 

Ele também fundou a NKT-IKBU, uma organização internacional com a infraestrutura capaz de sustentar o crescimento e desenvolvimento do Budismo Kadampa nas gerações futuras. A sua intenção é que cada ser vivo possa libertar-se do sofrimento para sempre e alcançar a felicidade pura e duradoura da iluminação.

Nos seus ensinamentos, Geshe-la destaca a importância da meditação, como integrar o Darma na nossa vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e a importância de cultivar um bom coração para poder ajudar os outros. Ele mesmo demonstra tais qualidades com o seu exemplo de vida. Geshe-la é um monge budista humilde dedicado a ajudar pessoas de todo o mundo a encontrar a verdadeira felicidade nos seus corações.

Este mestre extraordinário é uma fonte de inspiração e bênçãos para todos os que têm a boa fortuna de o conhecer e de conhecer os seus ensinamentos. Que todos os seres possam encontrar um Guia Espiritual perfeitamente qualificado como o Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

 

 

GEN-LA KELSANG DEKYONG

Gen-la-DekyongGen-la Kelsang Dekyong é a Diretora Espiritual Geral da Nova Tradição Kadampa – União Internacional de Budismo Kadampa (sigla em inglês, NKT-IKBU). Ela tem estudado, praticado e ensinado o Budismo Kadampa sob a direção e orientação do Venerável Geshe-la há trinta anos.

Residente na Inglaterra, as suas responsabilidades incluem visitar Centros Kadampa por todo o mundo, concedendo ensinamentos profundos e iniciações tântricas. Ela também oferece os votos de ordenação para monges e monjas em cada ano antes dos Festivais Internacionais de Primavera e Verão na Inglaterra. Além disso ela concede as iniciações tântricas especiais dos Budas Heruka e Vajrayogini (o Tantra do Yoga Supremo, as práticas mais avançadas ensinadas por Buda).

 

Gen-la Dekyong também é a Professora Residente do Centro-mãe da nossa tradição, o Centro de Meditação Kadampa Manjushri localizado em Ulverston, no norte da Inglaterra. É ali que em cada ano são organizados os Festivais Internacionais de Primavera (por alguns dias no fim de maio) e de Verão (por duas semanas no fim de julho, início de agosto).

Gen-la Dekyong é uma das discípulas mais próximas do Venerável Geshe-la, no qual deposita toda a sua confiança, praticando com sinceridade os seus ensinamentos. Ela é uma professora budista altamente experiente que tem dedicado a sua vida para ajudar a difundir o Budismo Kadampa por todo o mundo.

Ela nos transmite humildade, bondade, sabedoria e muito bom humor. É assim que Gen-la Dekyong tem inspirado milhares de pessoas ao redor do mundo. O seu exemplo de vida e ensinamentos práticos demonstram-nos como ser um budista moderno, como integrar os ensinamentos do Budismo Kadampa nas coisas mais simples da vida diária e assim transformá-las no caminho para a iluminação.

 

 

Gen-la Kelsang Jampa

Gen-la Jampa
Gen-la Kelsang Jampa é o Vice-Diretor Espiritual da Nova Tradição Kadampa – União Internacional de Budismo Kadampa (sigla em inglês, NKT-IKBU). Ele é um monge budista nascido nos Estados Unidos e dedicado a ajudar a todos a resolver os seus problemas diários através do desenvolvimento da capacidade das suas mentes pela prática da meditação e do Budismo moderno.

Gen-la Jampa tem sido um discípulo próximo do Venerável Geshe Kelsang Gyatso por muitos anos. Sob a orientação de Geshe-la, ele já deu ensinamentos e concedeu iniciações em Centros e eventos por todo o mundo. Gen-la é muito amado e respeitado pelos seus ensinamentos claros e inspiradores, e pela sua habilidade de tocar os corações das pessoas através da sua sinceridade e carinho.

Gen Kelsang Rigden

guen-rigdenGen Rigden estuda e pratica o budismo Kadampa há mais de 20 anos, sob orientação do seu Guia Espiritual – o venerável Geshe Kelsang Gyatso. Tem completado a sua formação através de numerosos cursos e retiros de meditação ensinados por variados professores qualificados da tradição Kadampa.

É professor residente de centros kadampas na Europa há 14 anos e, atualmente, é o professor residente do Centro de Meditação Kadampa Deuachen e todas as suas filiais em Portugal.

Gen Rigden conta com uma vasta experiência de dar a conhecer o budismo e a meditação a variados setores da sociedade através de conferências públicas, apresentações de livros, visitas a centros escolares e palestras em organismos públicos, associações e ONGs.

O seu exemplo de proximidade, sentido de humor e clareza ao expor os ensinamentos, encorajam-nos a praticar a meditação e aplicar os conselhos de Buda nas nossas vidas com habilidade e sinceridade.