Atividades Presenciais

O Centro de Meditação Kadampa Deuachen oferece diversas atividades presenciais abertas a todos. Junte-se a nós nas nossas aulas para aprender métodos de meditação projetados para nos ajudar a transformar todas as nossas dificuldades.


POR ONDE COMEÇAR?

Atividades semanais no Templo Kadampa de Sintra para quem deseja uma prática regular de meditação. Descubra connosco os benefícios da meditação!


Atividades SemanaisWorkshops e EventosRetirosPrecesCalendário Mensal

ATIVIDADES SEMANAIS:

Participa nas atividades especiais que preparamos para ti!


Terças – 19h30 às 20h30 | Programa Geral
Com o monge Gen Rigden e professores kadampa.
Cursos e atividades com temas práticos destinados a um público mais abrangente. Aprenderemos:
– Como reduzir o stresse e a ansiedade através da meditação;
– Como criar um hábito pessoal de prática de meditação, etc.


Quartas – 13h às 13h30 | Meditação Gratuita
Aula com a professora Alexandra Teixeira.
Nesta atividade, o aluno faz uma meditação guiada simples, que proporciona relaxamento e bem-estar.
Se integrarmos esta atividade na nossa rotina, a nossa mente tornar-se-á mais serena e desfrutaremos de uma forma cada vez mais pura de felicidade. 


Quartas – 19h30 às 21h | Budismo e Meditação
Aula com o professor residente monge Gen Rigden.
Nesta atividade, o aluno faz uma meditação guiada e recebe instruções baseadas na sabedoria budista para desenvolver a capacidade da sua mente. Ao integrar esta atividade na vida diária, desenvolvemos grande habilidade em transformar o que nos acontece numa oportunidade de crescimento interno.


Sextas – 13h às 13h30 | Meditação Gratuita
Aula com a professora Sandra Deus.
Nesta atividade, o aluno faz uma meditação guiada simples, que proporciona relaxamento e bem-estar.
Se integrarmos esta atividade na nossa rotina, a nossa mente tornar-se-á mais serena e desfrutaremos de uma forma cada vez mais pura de felicidade. 


Domingos – 9h às 13h | Programa Fundamental
Aula com o monge Gen Rigden.
O Programa Fundamental (PF) oferece uma oportunidade de aprofundar a compreensão e experiência do budismo através do estudo sistemático de seis livros do Ven. Geshe Kelsang Gyatso. Se frequenta regularmente as aulas do Programa Geral e deseja aprofundar o seu estudo e prática, o Programa Fundamental pode ser um próximo passo perfeito para si.


Domingos – 16h às 17h | Meditação e Preces pela Paz Mundial
Com o monge Gen Rigden e professores kadampa.
Nestes tempos delicados, é mais importante do que nunca unir os nossos corações, confiar na nossa intenção pura e nas nossas preces.
A atividade é gratuita e não requer inscrição.
Todos são bem-vindos!




Workshops, Palestras e Cursos:
Nesta atividade, o aluno tem a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento e experiência prática nos ensinamentos de Buda para os tempos modernos.
Aprenderemos, por exemplo, a meditar, conhecer a nossa mente, como libertar-nos da ansiedade, como podemos desenvolver concentração, paciência, amor puro, etc.


Programação:

Sáb 1/Out: Master class “A Prática Budista de Refúgio”
Com o Kadam Antonio Santos
Nesta master class, enfatizaremos as meditações que nos ajudarão a desenvolver um desejo genuíno de buscar a felicidade na paz interior e, assim, transformar a nossa vida num caminho à felicidade verdadeira e duradoura.
Todos são bem-vindos!


Qua 5/Out (Feriado): Meditações para Crianças e Famílias
Com o monge Gen Rigden
A meditação não é um tema só para adultos. As crianças também podem aprender a cultivar paz interior e a aproveitar a sabedoria budista para desenvolver formas de pensar e atuar mais positivas.
Participa! Indicado para crianças dos 3 aos 13 anos.
Obrigatória a presença de um responsável.


Qui 6/Out: Palestra no Porto “Introdução ao Budismo”
Com o monge Gen Rigden
Na quinta-feira, dia 6 de Outubro, voltamos ao Porto com uma palestra dada pelo nosso professor residente, o monge budista Gen Rigden:
Os fundamentos básicos do estilo de vida budista e da prática da meditação. Participa!
Todos são bem-vindos!


Sáb 22/Out: Curso de 1 Dia “Compreender o CARMA”
Com o monge Gen Rigden
Neste curso, veremos como a sabedoria que compreende a lei do carma pode trazer-nos uma extraordinária oportunidade para usar as nossas experiências atuais – sejam elas boas ou más – e para criar na nossa mente as causas de paz e felicidade verdadeiras.
Todos são bem-vindos!


Retiros de Meditação:
Não há nada melhor do que fazermos uma pausa das nossas atividades e encontrarmos o equilíbrio que precisamos ao participar num retiro de meditação. O Templo Kadampa de Sintra oferece uma considerável variedade de retiros apropriados para pessoas com diferentes níveis de experiência, desde iniciados até praticantes mais experientes.


Participe nos próximos retiros:

7 a 9/Out: Retiro de Silêncio no Templo Kadampa
Com o monge Gen Rigden
Uma oportunidade desconectar-se do ruído e da tensão da vida diária e descobrir o efeito curativo da meditação e do silêncio. Quando a nossa mente se torna quieta e tranquila, naturalmente experienciamos felicidade e contentamento. O Retiro encerra no domingo pela manhã com uma Caminhada com Meditação na Quinta da Ribafria.


Preces Guiadas:
Nesta atividade, o aluno faz uma prece e meditação guiadas pelo professor Gen Rigden para pacificar as mentes em tempos difíceis.
Junte-se a nós para ajudarmos a pacificar os obstáculos atuais do mundo moderno.


Programação:

Preces e Meditação “Joia que Satisfaz os Desejos”
De Terça a Domingo – Ver os horários no calendário mensal.
Uma prática especial para desenvolver compaixão, sabedoria e poder espiritual ao confiar no Buda da Sabedoria Je Tsongkhapa, e para superar obstáculos e dificuldades no caminho espiritual por confiarmos no Protetor do Dharma Dorje Shugden.


Meditação e Preces pela Paz Mundial
Domingos – 16h às 17h
Todos estão convidados a participar nessa atividade especial no Templo de Sintra.
Com o monge Gen Rigden e professores kadampa.
A atividade inclui uma meditação guiada, um breve ensinamento e lindas orações cantadas pela paz mundial!


Preces à Tara Verde “Libertação da Dor”
Dia 8 de cada mês.
Tara é um Buda feminino, a manifestação da sabedoria última de todos os Budas. Cada uma das Vinte e Uma Taras é uma manifestação da Tara principal, a Tara Verde. Tara é também conhecida como “Mãe de todos os conquistadores. Se confiarmos na Mãe Tara sinceramente e com intensa fé, ela proteger-nos-á de todos os obstáculos e satisfará todos os nossos desejos.


Preces “Oferenda ao Guia Espiritual”
Dias 10 e 25 de cada mês.
A prática de confiar num Guia Espiritual ‘Guru Ioga’ é a raiz do caminho espiritual e a base de todas as aquisições espirituais. No budismo Kadampa, o Guru Ioga é praticado em associação com Je Tsongkhapa. Também inclui todas as práticas das etapas do caminho (Lamrim) e do treino da mente (Lojong), e os estágios de geração e conclusão do Tantra Ioga Supremo.


Preceitos Mahayana “Vida Pura”
Dia 15 de cada mês.
A essência da prática é tomar os oito preceitos e guardá-los puramente por um período de 24 horas.
Por fazer essa prática repetidamente, habituamo-nos com a prática da disciplina moral e, portanto, tornamos a nossa vida humana significativa. Em particular, porque é feita com bodhichitta, esta prática é muito poderosa para purificar carma negativo


Preces para Proteção Espiritual “Melodioso Tambor Vitorioso em Todas as Direções” (Kangso)
Dia 29 de cada mês.
Esta prática é realizada uma vez por mês e é dedicada ao Protetor do Dharma, Buda Dorje Shugden.
É um método profundo e poderoso para remover obstáculos e problemas, e para criar condições favoráveis no nosso caminho de desenvolvimento espiritual.


Preces pelos Falecidos “Powa”
Atividade mensal.
Preces para os falecidos, ou Cerimónia de Powa é uma cerimónia dedicada às pessoas que morreram nos últimos 49 dias. Neste mundo milhares de pessoas e animais morrem todos os dias. Podemos ajudá-los com preces para que tenham um renascimento afortunado. Geramos compaixão e rezamos por todos aqueles que morreram, independente de conhecê-los pessoalmente.


Prece do Buda da Medicina
Atividade mensal.
O Buda da Medicina é um Buda médico, cuja função é aliviar os seres vivos de doenças exteriores e interiores, concedendo-lhes bênçãos. Ao confiarem sinceramente no Buda da Medicina, os seres vivos destes tempos impuros podem curar-se de graves doenças, físicas e mentais, e encontrar alívio para a dor interior causada pelos três venenos: o apego, a raiva e a ignorância. 


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES