Preces e pedidos ao Buda da Compaixão (Transmissão em Direto)

Horário: 19h às 20h
Atividade gratuita

Acesso direto pelo nosso canal no youtube: www.youtube.com/c/kadampaportugal



PRECES E PEDIDOS AO BUDA DA COMPAIXÃO

Avalokiteshvara, ou Chenrezig em tibetano, é um ser iluminado que é uma manifestação da compaixão de todos os Budas. É conhecido como o “Buda da Compaixão”.

Normalmente aparece como sendo de cor branca com quatro braços. As suas primeiras duas mãos estão unidas ao nível do coração, simbolizando o seu respeito pelo seu Guia Espiritual, Buda Amitabha, que se encontra sobre a sua coroa. Apesar de Avalokiteshvara ser um ser iluminado, ainda assim mostra respeito pelo seu Guia Espiritual.

As suas duas primeiras mãos seguram uma joia que representa a sua própria iluminação. Este mudra indica que: “Eu conquistei a grande iluminação que é como uma joia através de receber as bênçãos do meu Guia Espiritual – Amitabha.”

A sua segunda mão esquerda segura uma flor de lótus branca. O lótus cresce na lama no fundo de um lago, mas as suas flores brotam à superfície da água, completamente livres das impurezas da lama. Ao segurar uma flor de lótus, Avalokiteshvara mostra que, por ter alcançado a iluminação, ficou livre de todos os obstáculos e que possui um corpo, fala e mente completamente puros.

A sua segunda mão direita segura um mala de cristal, simbolizando que ele pode libertar todos os seres vivos do samsara e conduzi-los à libertação.

Se confiarmos sinceramente em Avalokiteshvara e recitarmos o seu mantra com intensa fé, melhoraremos temporariamente as nossas realizações das etapas do caminho, em particular a nossa realização de grande compaixão e, por último, alcançaremos a suprema Budeidade na Terra Pura de Avalokiteshvara, a Terra Pura de Êxtase.

Esta sadhana é muito abençoada. O corpo principal da sadhana foi escrito por um grande iogue tibetano chamado Drubchen Tangtong Gyalpo, que veio do Mosteiro Ngam Ring no Tibete oriental.

Mais tarde, foi acrescentada, a partir de fontes tradicionais, a prece dos sete membros, a oferenda do mandala, a súplica dos cinco grandes propósitos e o verso de dedicatória final.

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche


A atividade também inclui meditação e recitação de mantras.

Todos são bem-vindos!

Acesso direto pelo nosso canal no youtube: www.youtube.com/c/kadampaportugal


Material de apoio:

Para saber mais sobre essa prática, consulte o livreto de preces (sadhana) Meditação e Recitação de Vajrasattva Solitário.

Estes e outros produtos da Editora Tharpa estão disponíveis para venda no site www.tharpa.pt


Se desejar, faça um donativo pontual.