A Confissão Bodhisattva das Quedas Morais

Dia: Terças-feiras – Conferir no calendário mensal
Horário: 8h00 às 8h30 (manhã)
Atividade semanal – presencial gratuita

Todos são bem-vindos!


A CONFISSÃO BODHISATTVA DAS QUEDAS MORAIS

Sob a influência de mentes deludidas criamos, em nossas vidas anteriores, grande quantidade de carma negativo; também transgredimos nossos compromissos e incorremos em quedas raízes e secundárias. Como resultado, experienciamos agora dificuldades em desenvolver fé e convicção no Dharma e em fazer progressos nas etapas do caminho à iluminação. Além disso, se não purificarmos toda essa negatividade enquanto temos chance, teremos de experienciar grande sofrimento no futuro.

Qualquer ser vivo, até mesmo um verme ou um inseto, pode cometer ações negativas; mas somente os seres humanos têm a fortuna de serem capazes de purificá-las. Temos acumulado ações não virtuosas e experienciado seus resultados de sofrimento desde tempos sem início; mas agora, temos a oportunidade de purificá-las. Devemos fazer uso desta preciosa oportunidade para purificar nosso carma negativo – não de criar mais! Já que purificação é a raiz de felicidade futura e de realizações espirituais, devemos nos empenhar para limpar nossa mente das delusões e do carma negativo.

Um dos melhores métodos para purificar quedas morais é recomendado por Shantideva no Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva, onde ele nos aconselha:

Devo praticar o Sutra dos Três Montes
Três vezes ao dia e três vezes à noite
E, com confiança nas Três Joias e na bodhichitta,
Purificar não-virtudes e quedas morais.

Neste contexto, “Três Montes” refere-se ao Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores, também conhecido como A Confissão Bodhisattva das Quedas Morais ou Sutra Mahayana de Confissão.


OS 35 BUDAS CONFESSIONAIS

Nesta prática, visualizamos os Trinta e Cinco Budas Confessionais e praticamos purificação na presença deles. Em geral, todos os Budas têm o poder de proteger os seres vivos do sofrimento e do carma negativo, mas, por causa das preces e dedicatórias que fizeram enquanto eram Bodhisattvas, estes Trinta e Cinco Budas têm uma conexão cármica especial com os seres humanos deste mundo. Através do poder de suas bênçãos e preces, podemos purificar rapidamente até mesmo as mais pesadas ações negativas, simplesmente por recitar sinceramente os nomes deles.

Sutra dos Três Montes Superiores é chamado assim porque contém três “montes”, ou coleções, de virtude: prostração, purificação e dedicatória.


PROSTRAÇÃO

Prostrações são um método poderoso para purificar carma negativo, doenças e obstáculos, bem como para aumentar o nosso mérito, felicidade e realizações de Dharma. Temporariamente, as prostrações melhoram a nossa saúde física e, por fim, fazem com que alcancemos o Corpo-Forma de um Buda.

Como fazer prostrações: vídeo da Editora Tharpa


Material de apoio:

Para saber mais sobre essa prática, consulte o livro O voto do Bodhisattva e o livreto de preces (sadhana) A Confissão Bodhisattva das Quedas Morais do Ven. Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Estes e outros produtos da Editora Tharpa estão disponíveis para venda no site www.tharpa.pt