Dia 15: Preceitos Mahayana – Atividade Presencial

Professor: monge Gen Rigden
Dia: 15 de cada mês
Horário: 6h30 às 7h (manhã)
Atividade presencial gratuita

Obs: Se tens dúvidas sobre esta prática, podes escrever para info@kadampa.pt e teremos todo o gosto em esclarecer as questões.

Todos são bem-vindos!



PRECEITOS MAHAYANA “Vida Pura”

A essência da prática é tomar os oito preceitos e guardá-los puramente por um período de 24 horas.
Por fazer essa prática repetidamente, habituamo-nos com a prática de disciplina moral e, portanto, tornamos a nossa vida humana significativa.

Recebemos imensos benefícios praticando disciplina moral dessa maneira:
Solucionamos os nossos problemas nesta vida porque evitamos as causas do sofrimento e criamos as causas para termos renascimentos afortunados em vidas futuras. Também protegemo-nos contra os sofrimentos do renascimento inferior.

Em particular, porque é feita com a motivação de bodhichitta, esta prática é muito poderosa para purificar o carma negativo.
Ela também acumula uma vasta coleção de mérito e cria a causa para que alcancemos a felicidade insuperável da iluminação.

Na primeira vez, precisamos receber esses preceitos de um Preceptor qualificado e depois poderemos tomá-los por conta própria tantas vezes quanto desejarmos.
As instruções sobre ambos os métodos estão na sadhana “Vida Pura“.


Uma explicação da prática:

Quando tomamos os oito preceitos mahayana, prometemos explicitamente abstermo-nos durante 24 horas das oito ações seguintes:

  1. Matar
  2. Roubar
  3. Ter atividade sexual
  4. Mentir
  5. Ingerir intoxicantes (álcool, fumo ou drogas)
  6. Comer após o almoço (ter apenas 1 refeição neste dia e evitar: picante, alho, cebola e ovos).
  7. Sentar-se em tronos ou acentos elevados e luxuosos
  8. Usar ornamentos, perfumes etc. e cantar, dançar e etc.

Esses oito pontos são, contudo, simplesmente simbólicos, pois na realidade prometemos abstermo-nos de todas as ações não-virtuosas por 24 horas.

Tomar e guardar esses preceitos é uma prática especial de purificação. Buda compreendeu que todo o sofrimento dos seres humanos provém do carma negativo anterior desses seres; assim, ele ensinou práticas especiais para purificar carma negativo.

Para purificar o nosso carma negativo, temos de praticar os quatro poderes oponentes: o poder do arrependimento, o poder da confiança, o poder da força oponente e o poder da promessa. Esses foram plenamente explicados no livro Caminho Alegre da Boa Fortuna.
Dentre os quatro, aqui estamos a enfatizar o poder da promessa – prometendo não repetir as ações não-virtuosas.

Podemos fazer essa promessa em muitos níveis. Podemos prometer não cometer ações não-virtuosas pelo resto da nossa vida, por um ano, por um mês, por uma semana ou, neste caso, por um dia.

Se conseguirmos manter as nossas ações de corpo, fala e mente puras por um dia, poderemos estender para dois dias, depois para três dias e assim por diante, até que, por fim, conseguiremos manter disciplina moral pura o tempo todo.

Se chegarmos ao ponto de conseguir manter as nossas ações de corpo, fala e mente inteiramente puras o tempo todo, teremos conquistado a Terra Pura. Com um corpo puro e uma mente pura não existirão bases para experienciarmos sofrimento; experienciaremos apenas felicidade duradoura, vinda de dentro.

Todos nós queremos ser felizes – viver num ambiente puro com amigos puros, prazeres puros, etc. –, mas isso será inatingível enquanto tivermos carma negativo nas nossas mentes.

Portanto, precisamos confiar no método habilidoso de Buda para purificar o nosso carma negativo.
Essa prática é muito simples e só dura um dia mas pode produzir resultados muito grandes.

Todos são bem-vindos!


Material de apoio:

Para saber mais sobre essa prática, consulte a sadhana Vida Pura.

Esse e outros produtos da Editora Tharpa estão disponíveis para venda no site www.tharpa.pt